Projeto Morro da Cruz Circular promoverá intervenções que visam transformar o território em hub de economia circular e zero emissão

 

O Centro de Inteligência Urbana de Porto Alegre foi vencedor do Edital promovido pelo braço filantrópico da Google e pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade. O Edital tinha como objetivo selecionar projetos que utilizassem os dados gerados pela plataforma Environmental Insights Explorer (EIE) com foco em ações locais de sustentabilidade em Porto Alegre e Curitiba.

Morro da Cruz Circular realizará, de forma participativa, intervenções que visam transformar duas escolas municipais e um Centro de Tradições Gaúchas (CTG) localizados no Morro da Cruz, em hubs de economia circular e zero emissão, promovendo uma Prova de Conceito (PoC) sobre o potencial transformador da utilização de energias renováveis em territórios vulneráveis. E isso se dará combinando a utilização de tecnologia de ponta e trabalho socioambiental educativo. Os objetivos do projeto podem ser resumidos em:

 

  • Incentivar à produção e ao consumo conscientes, fundamentados no princípio dos 5 “R”;
  • Impactar diretamente na redução de emissões de GEE do setor de resíduos;
  • Reduzir do envio de resíduos orgânicos e rejeito.

 

Dando continuidade ao trabalho em rede que promove há mais de 10 anos no território, CIUPOA reuniu diversos parceiros para a construção da proposta. São parceiros nacionais e internacionais que estarão juntos em todos os passos desse projeto que terá duração de 12 meses. Juntamente com CIUPOA no gerenciamento geral, está a Consultoria DVotto Projetos para Cidades, no âmbito da implantação dos biodigestores e das placas fotovoltaicas, a empresa ViaVerde Energia, já na educação ambiental, a parceira é a Startup 5Marias Projetos Sustentáveis. Para a mensuração de impacto e coleta, análise e tratamento dos dados, o projeto conta com o Coletivo Matehackers como parceiro local e com a organização internacional com sede nos Estados Unidos, Pixera Global, por fim, para o tema de economia circular, a organização holandesa Metabolic, se uniu o time vencedor do edital.

 

 

 

A experiência e a credibilidade de todos esses atores na apresentação da proposta, em conjunto com o caráter inovador de promover um verdadeiro laboratório vivo na região do Morro da Cruz para provar que é possível melhorar a qualidade de vida das pessoas, foram os diferenciais que possibilitaram essa grande vitória que não está encerrada em apenas uma organização, mas sim pertence a todos e todas que vivem no Morro da Cruz.

 

Agora é trabalhar (ainda mais!) para tornar todos os objetivos em realidade!

 

 


 

 

Saiba mais sobre os vencedores do edital na matéria da Zero Hora abaixo.

https://gauchazh.clicrbs.com.br/porto-alegre/noticia/2020/10/estudo-para-limpar-frota-de-onibus-e-energia-solar-em-escolas-municipais-os-projetos-para-porto-alegre-financiados-pelo-google-ckgmk963u0012012twnf1no7w.html