Por estarmos cada vez mais ocupando cidades e sofrendo por nossa falta de percepção de como ocupá-las de forma mais segura, estamos usando como base para este trabalho os nove pilares do FIB ( Felicidade Interna Bruta ) que é um indicador sistêmico desenvolvido no Butão. Trabalharemos os pilares:
- Meio Ambiente
- Saúde
- Educação
- Cultura
- Governança
- Vitalidade Comunitária
- Bem Estar Psicológico
- Uso do Tempo
- Padrão de Vida.
O objetivo é trabalhar o fortalecimento das propostas acima, tornando a comunidade do Morro da Cruz de Porto Alegre, uma comunidade mais resiliente.
A base do trabalho na realidade é a articulação de Rede Colaborativa, criar uma lente de resiliência e principalmente aproximar a comunidade da academia, governo , iniciativa privada, construindo então juntos a solução para o espaço onde vivem.
Em outuro de 2020, O Centro de Inteligência Urbana de Porto Alegre foi vencedor do Edital promovido pelo braço filantrópico da Google e pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade. O Edital tinha como objetivo selecionar projetos que utilizassem os dados gerados pela plataforma Environmental Insights Explorer (EIE) com foco em ações locais de sustentabilidade em Porto Alegre e Curitiba.
Morro da Cruz Circular realizará, de forma participativa, intervenções que visam transformar duas escolas municipais e um Centro de Tradições Gaúchas (CTG) localizados no Morro da Cruz, em hubs de economia circular e zero emissão, promovendo uma Prova de Conceito (PoC) sobre o potencial transformador da utilização de energias renováveis em territórios vulneráveis. E isso se dará combinando a utilização de tecnologia de ponta e trabalho socioambiental educativo. Os objetivos do projeto podem ser resumidos em:
- Incentivar à produção e ao consumo conscientes, fundamentados no princípio dos 5 “R”;
- Impactar diretamente na redução de emissões de GEE do setor de resíduos;
- Reduzir do envio de resíduos orgânicos e rejeito.
Dando continuidade ao trabalho em rede que promove há mais de 10 anos no território, CIUPOA reuniu diversos parceiros para a construção da proposta. São parceiros nacionais e internacionais que estarão juntos em todos os passos desse projeto que terá duração de 12 meses. Juntamente com CIUPOA no gerenciamento geral, está a Consultoria DVotto Projetos para Cidades, no âmbito da implantação dos biodigestores e das placas fotovoltaicas, a empresa ViaVerde Energia, já na educação ambiental, a parceira é a Startup 5Marias Projetos Sustentáveis. Para a mensuração de impacto e coleta, análise e tratamento dos dados, o projeto conta com o Coletivo Matehackers como parceiro local e com a organização internacional com sede nos Estados Unidos, Pixera Global, por fim, para o tema de economia circular, a organização holandesa Metabolic, se uniu o time vencedor do edital.
A experiência e a credibilidade de todos esses atores na apresentação da proposta, em conjunto com o caráter inovador de promover um verdadeiro laboratório vivo na região do Morro da Cruz para provar que é possível melhorar a qualidade de vida das pessoas, foram os diferenciais que possibilitaram essa grande vitória que não está encerrada em apenas uma organização, mas sim pertence a todos e todas que vivem no Morro da Cruz.
Saiba mais sobre a iniciativa Morro da Cruz.
