No dia 28 de novembro, a primeira-dama de Porto Alegre, Tainá Vidal, em visita ao Morro da Cruz convidou a ONG CIUPOA, a professora Fernanda Carvalho (Projeto Cruzando Ideias) e Rochele Gloor (Ateliê da Cruz) para participarem do lançamento do Moda Alegre.

O Moda Alegre é um projeto que tem como objetivo revelar talentos da cadeia da moda porto-alegrense, desde a confecção feita nos morros, bairros e periferia, até a comercialização em grandes lojas do setor do vestuário e transformar Porto Alegre em uma Capital da Moda.

O projeto visa a inserção de comunidades em situação de vulnerabilidade social na cadeia produtiva da moda, proporcionando oportunidades de ocupação e renda para as comunidades, através da integração, capacitação e profissionalização da mão de obra da micro e pequena produção local. Com isso, desenvolver o empreendedorismo nas comunidades, incentivar a economia criativa, descobrir e desenvolver talentos nas comunidades, formar e encaminhar novos profissionais para o mercado de moda da indústria e varejo, desenvolver coleções conceituais, com alto valor agregado e criar um cluster de entidades e empresas ligadas ao Moda Alegre pelo apelo social.

 

No dia 17 de dezembro, estilistas e costureiras do Morro da Cruz apresentaram suas principais criações de roupas durante o desfile de moda no saguão do Paço Municipal. Além de confeccionar as peças apresentadas no desfile, os moradores também desfilaram como modelos na passarela.

 

Ao finalizar o evento do desfile, Tainá encerra sua fala citando a iniciativa da Zona Rural:

“O projeto também tem como um grande segmento a construção de um trabalho unido com a Zona Rural. A nossa capital é a única do Brasil que tem campo onde a gente pode plantar a matéria-prima para a moda.”

 

 

O evento também recebeu cobertura da mídia local e publicações em jornais.

 

Veja na íntegra o desenrolar de todo o projeto até o desfile.

 

Categorias: Morro da Cruz