O Pacto de Milão sobre Política de Alimentação Urbana foi assinado em outubro de 2015 na cidade italiana que dá nome ao documento e representa um dos legados mais importantes da EXPO 2015, evento mundial cujo tema foi “Nutrir o Planeta, Energia para Vida”.

 

Produzir nas proximidades dos grandes centros é uma forma de garantir sua segurança alimentar, uma vez que diminui a distância entre o produtor e o consumidor. Fortalecer a segurança alimentar das cidades foi um dos grandes legados da Expo Milão 2015, realizada entre 1º de maio e 31 de outubro. O evento reuniu representantes de 144 países para discutir a produção agrícola do planeta. Para celebrar a conquista, prefeitos e representantes de aproximadamente 80 cidades assinaram o Pacto na Expo Milão. As demais, entre as quais Porto Alegre, marcaram a adesão em eventos em seus municípios.

 

O CIUPOA esteve presente na Expo Milão e entre muitos objetivos, trouxe na bagagem o documento para o Prefeito de Porto Alegre José Fortunati assinar: O Pacto de Sustentabilidade Alimentar. O documento foi assinado por 100 cidades no mundo que estiveram presentes neste momento de foco da melhoria de nossa alimentação.