No dia 12 de agosto de 2021, foi iniciado oficialmente o projeto Morro da Cruz Circular em Porto Alegre.


Este projeto tem como missão coletar dados sobre energia, utilização de materiais, desperdício de resíduos e de água e transformar em dados que possam ser trabalhados pelo Environmental Insights Explorer (EIE) para aperfeiçoar as decisões a serem tomadas pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Além disso, pretendemos transformar duas escolas municipais e um CTG em hubs de economia circular, promovendo uma Prova de Conceito (POC) sobre o potencial transformador da utilização de energias renováveis em territórios vulneráveis.



Para tanto, colocamos painéis solares e biodigestores que farão muito mais do que ajudar na economia das escolas e do CTG, serão catalisadores ou mesmo aceleradores da curiosidade dos alunos e da comunidade, trarão mais conhecimento, maior possibilidade de renda, entre outros. Os benefícios vão além dos indicadores de performance!



Foi emocionante ver os diretores das escolas e até mesmo o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Germano Bremm, emocionados e entusiasmados com as potencialidades. Foi lindo ver os painéis solares e os biosigestores instalados. Foi lindo ver as senhoras da Associação de Moradores felizes!


Há um ano estamos trabalhando neste projeto. Foram muitas as dificuldades, mas hoje foi o dia de comemorar, de celebrar, de ver os primeiros frutos do trabalho!



Obrigada a todos que estiveram e estão juntos conosco nesta jornada!
PYXERA Global Metabolic, 5Marias – Projetos Sustentáveis, ViaVerde Energia, Centro de Inteligência Urbana – CIUPOA, Fernanda Scur, Natacha Ledesma Gastal, Tania Pires, Fernanda Sequeira, Márcia Castro, Cibele Carneiro, Rodrigo Corradi, Alberto Tesheiner Bessil


Texto por: Daniely Votto